Há cada vez mais variedade de alimentos disponíveis para os nossos amigos de quatro patas. Quando optamos por um tipo de alimento nunca podemos esquecer que as necessidades do animal variam de acordo com a etapa de vida em que se encontra, da sua actividade, da espécie, da raça e de qualquer necessidade especial que possa ter (por exemplo controle de peso).
Um cachorro ou um gatinho em crescimento tem uma necessidade energética muito superior ao de um adulto. Um cachorro, até atingir 50% do seu peso em adulto, chega a necessitar do dobro da energia, daquela que vai necessitar na fase adulta. Como tal, um alimento para animais em crescimento deve ser bastante energético, de fácil digestão e feito de ingredientes de boa qualidade.
No outro extremo temos os animais geriátricos. Estes animais devem comer alimentos com menos proteínas (para poupar o “trabalho renal”), menos gordura (pois as necessidades calóricas são menores) e mais vitaminas e antioxidantes (para ajudar a evitar o envelhecimento precoce).
Existe uma grande variedade de alimentos para animais no mercado. Normalmente os de melhor qualidade têm na sua composição ingredientes que previnem problemas de saúde futuros, por exemplo, reforço das cartilagens em cães de raça grande, prevenção de tártaro em cães de raça pequena e problemas urinários em gatos. Estes alimentos, uma vez que são feitos de ingredientes de primeira qualidade, também têm menos desperdício, o que significa que o animal precisa de comer menos quantidade.
Nunca se deve dar comida caseira aos nossos animais de estimação. Refeições que são seguras para nós, podem significar doença e até morte num cão ou gato. Uvas, cebola, chocolate, caroços de maça, nozes macadâmia, xilytol (o E967 cada vez mais utilizado como adoçante em pastelaria), são alguns dos exemplos. O mesmo se pode dizer em relação aos nossos medicamentos. Medicamentos usados em bebés humanos podem ser mortais para os nossos animais, exemplo disso é o paracetamol.
Por favor, se tiver qualquer dúvida sobre alimentação do seu animal, entre em contacto connosco. Chegam até nós, cães e gatos com muitos problemas de saúde derivados a uma dieta de má qualidade ou errada para o animal em causa. Por exemplo obesidade, artrites e problemas de bexiga. A obesidade em especial é muito frequente e, para além de reduzir a esperança média de vida em quase dois anos, pode também causar uma longa lista de outros problemas de saúde (cardíacos, articulares, diabetes e até tumores mamários).